Nutrólogo

Nutrólogo é uma especialidade médica que se ocupa do diagnóstico, prevenção e tratamento das enfermidades nutricionais, como a obesidade. Médicos Nutrólogos também orientam sobre a alimentação para melhora energética, correção do peso e aumento da longevidade, estudando os benefícios e malefícios para a saúde, dos nutrientes existentes nos alimentos.

Estes profissionais têm um amplo e profundo conhecimento da dinâmica nutricional nos estados patológicos e da influência das correções nutricionais na prevenção e tratamento das doenças.

Na prática clínica, a Nutrologia se associa a outras especialidades médicas (Endocrinologia, Gastroenterologia, Medicina Esportiva) e a profissionais não médicos, como, nutricionistas, psicoterapeutas, profissionais de Educação Física, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

O nutrólogo pode ajudar uma pessoa a perder alguns quilos e definir melhor a silhueta. Mas a maioria dos seus pacientes o procura para a correção de desequilíbrios nutricionais. Conheça as queixas mais comuns.

1 -  Tratamento de obesidade e sobrepeso;

2 -  Doenças crônicas (diabetes, hipertensão, dislipidemias, entre outras)

3 -  Magreza excessiva (índice de massa corpórea abaixo de 18,5)

4 - Nutrição esportiva, desequilíbrio na nutrição de atletas

5 -  Distúrbios da conduta alimentar (bulimia, anorexia e compulsão)

6 -  Nutrição na terceira idade e qualidade de vida;

7 - Avaliação da composição corporal;

8 - Tratamento de doenças influenciadas pela nutrição: câncer, cardiopatia, hipertensão, hipercolesterolemia (aumento do colesterol), diabetes, doença reumática, osteoporose; Avaliação nutricional: pós-operatório, má absorção, alcoolismo, desnutrição;

9 - Nutrição parenteral e enteral.

 

MÉDICO NUTRÓLOGO X NUTRICIONISTA

A diferença básica entre o nutrólogo e o nutricionista é a formação acadêmica. O nutrólogo é formado em medicina e, posteriormente, especializado em nutrição, o que o possibilita diagnosticar e tratar patologias, além de prescrever suplementos e medicações para complementar o tratamento.

Já o nutricionista é o profissional formado em nutrição. Ele é especialista em prevenir e diagnosticar alterações relacionadas aos erros alimentares das pessoas e tratar com dietas e suplementos alimentares. Não tem autorização, todavia, de prescrever medicamentos, por isso que o médico nutrólogo e a nutricionista são profissionais que se complementam.

NÃO USE MEDICAMENTOS POR CONTA PRÓPRIA, PROCURE SEU MÉDICO.